quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Maioridade Penal a favor ou contra?

Ola pessoas visitantes deste blog tudo bom com vocês?


Bem hoje nos iremos abordar um assunto que foi meio polêmico no mês passado se não me engano,mas como eu não estava postando resolvi falar dele agora como está no título o tema de hoje é sobre A maioridade penal, eu particularmente dizendo sou totalmente a favor da maioridade penal já que um adolescente de 16 anos que poderia estar na escola construindo um futuro prefere ficar na rua roubando e em piores casos assassinando esse mesmo adolescente deve ser responsável pelo que faz, algumas pessoas argumentaram contra por já haver um tipo de programa que prende o menor causador desses delitos, porem pela minha percepção de cadeia é aquele lugar sujo,pequeno e mal cheiroso onde muitas vezes os porcos (Assassinos,Estupradores,traficantes,etc.)ficam é claro que como no Brasil temos um juiz chamado falta de imparcialidade popularmente chamado de dinheiro,muitos inocentes vão parar cadeia porque um homem cometeu um crime mas com uma certa quantia de dinheiro foi posicionado que ele era um "anjo".Longe de mim dizer que todos no Brasil são assim,porem é plausível dizer que a grande maioria é.Voltando ao assunto maioridade penal la onde esses menores ficam (Não sei exatamente onde)eles recebem ensino,comida,cama não em todos os casos mas na grande maioria,muito diferente de ideia de cadeia não é? Por isso eu sou a favor da maioridade penal,mas como eu tenho que ser imparcial eu vou apresentar:

5 ARGUMENTOS A FAVOR E CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

A Favor:

1 - Porque a maior parte da população é a favor. O Datafolha divulgou recentemente pesquisa em que 87% dos entrevistados afirmaram ser a favor da redução da maioridade penal. Apesar de que a visão da maioria não é necessariamente a visão mais correta, é sempre importante considerar a opinião popular em temas que afetam o cotidiano.

2 - Porque adolescentes de 16 e 17 anos já têm discernimento o suficiente para responder por seus atos. Esse argumento pode aparecer de formas diferentes. Algumas apontam, por exemplo, que jovens de 16 anos já podem votar, então por que não poderiam responder criminalmente, como qualquer adulto? Ele se pauta na crença de que adolescentes já possuem a mesma responsabilidade pelos seus próprios atos que os adultos.

3 - A impunidade de menores gera apenas mais violência. Com a consciência de que não podem ser presos, adolescentes sentem maior liberdade para cometer crimes. Pode ter sido o caso do garoto que matou um jovem na véspera de seu aniversário de 18 anos. Assim, prender jovens de 16 e 17 anos evitaria muitos crimes.

4 - Muitos países desenvolvidos adotam maioridade penal abaixo de 18 anos. Nos Estados Unidos, a maioria dos estados submetem jovens a processos criminais como adultos a partir dos 12 anos de idade. Outros exemplos: na Nova Zelândia, a maioridade começa aos 17 anos; na Escócia aos 16; na Suíça, aos 15


5 - As punições atuais para menores são muito brandas. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê punição máxima de três anos de internação para todos os menores infratores, mesmo aqueles que tenham cometido crimes hediondos. A falta de uma punição mais severa para esses casos causa indignação em parte da população.


Contra:

1 - Porque é mais eficiente educar do que punir. Educação de qualidade é uma ferramenta muito mais eficiente para resolver o problema da criminalidade entre os jovens do que o investimento em mais prisões para esses mesmos jovens. O problema de criminalidade entre menores só irá ser resolvido de forma efetiva quando o problema da educação for superado.

2 - Porque o sistema prisional brasileiro não contribui para a reinserção dos jovens na sociedade. o índice de reincidência nas prisões brasileiras é de 70%. Ou seja, 7 em cada 10 ex-prisioneiros voltam à cadeia. É mais provável que os jovens saiam de lá mais perigosos do que quando entraram.

3 - Porque crianças e adolescentes estão em um patamar de desenvolvimento  psicológico diferente dos adultos. Diversas entidades de Psicologia posicionaram-se contra a redução, por entender que a adolescência é uma fase de transição e maturação do indivíduo e que, por isso, indivíduos nessa fase da vida devem ser protegidos por meio de políticas de promoção de saúde, educação e lazer.

4 - A redução da maioridade penal afeta principalmente jovens em condições sociais vulneráveis. A tendência é que jovens negros, pobres e moradores das periferias das grandes cidades brasileiras sejam afetados pela redução. Esse já é o perfil predominante dos presos no Brasil.

5 - Tendência mundial é de maioridade penal aos 18 anos. Apesar de que muitos países adotam idades menores para que jovens respondam criminalmente, estes são minoria: estudo da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados revela que, de um total 57 países analisados, 61% deles estabelecem a maioridade penal aos 18 anos.

Bem são argumentos um tanto quanto convincentes eu quero saber a opinião de vocês então eu vou fazer uma pesquisa no canto da pagina vai ter uma votação,votem la.



Segue lá:

Twitter: @eduboladao
Insta: edu_panda3
Face: https://www.facebook.com/profile.php?id=100006868988204
e curta a nossa Pág no face: https://www.facebook.com/cequemsabe?ref=tn_tnmn

Nenhum comentário: