terça-feira, 31 de março de 2015

Influencia dos jogos para os jovens

O objetivo deste nosso poste é desmistificar a ideia ainda presente na sociedade de que jogos eletrônicos influenciam na agressividade das pessoas. Recentemente houve um caso de um garoto que supostamente matou os pais por jogar o game Assasin's Creed Brotherwood. É evidente que não foi por jogar esse game que o menino cometeu um crime. É necessário ter criticidade para discernir o que a televisão, e os meios de comunicação, passam para nós e se informar adequadamente para não sair transmitindo informações falsas e sem argumentos.

Os jogos eletrônicos podem influenciar tanto positivamente como negativamente seus usuários. Positivamente porque desenvolve várias habilidades em seus jogadores, como a concentração, a lógica, o aumento do raciocínio, além de se tornar uma ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem. Mas se os jogos não forem utilizados da maneira correta, podem se tornar um vício, trazer problemas de saúde e ser um canal para que o indivíduo possa manifestar agressividade. Cabe aos pais durante o amadurecimento do filho acompanhar o que eles jogam, o tempo de uso. Pois enquanto os filhos são muito jovens eles são muito influenciáveis, e é nessa hora que a família deve entrar para conscientizar o filho do que é certo.

Positivos:

Constatou-se que os jogos eletrônicos desenvolvem várias habilidades. Os jogos ajudam a pensar em como resolver problemas, propor estratégias, organizar elementos e antecipar resultados estimulando, assim, o pensamento lógico.
A maioria dos jogos exige que o jogador seja capaz de observar os inúmeros objetos que se encontram na tela reconhecendo, assim, cada um deles e traçando possíveis trajetórias. Esta exigência faz com que o jogador desenvolva a habilidade de observação. Outra habilidade desenvolvida é a localização e representação espacial, pois o jogador precisa guiar o seu personagem, utilizando para isso mapas, plantas e recursos como bússola.
O jogo possibilita a resolução de problemas e a tomada de decisão. Este aspecto é muito importante em jogos de estratégia e se encontra presente em jogos que envolvem situações difíceis. Junto com esta habilidade se desenvolve também a de planejamento de estratégias, pois ela se encontra presente em muitos jogos que envolvem um alto nível de atividade cognitiva, como os RPG’s.
Além delas: habilidade motora; desenvolvimento de discernimento visual e atenção seletiva; desenvolvimento de lógica indutiva; desenvolvimento cognitivo em aspectos científicos e técnicos; desenvolvimento de habilidades complexas e indução de descobertas.

Negativos:

A frequência inadequada do uso de jogos pode causar problemas de saúde, tanto físicos quanto emocionais, podendo-se configurar como um vício como outro qualquer. O jogador começa a apresentar uma compulsão por jogos, podendo mais tarde, se transformar em doença, onde o prazer em jogar se torna tensão.  Isso faz com que o jogador apresente sintomas como insônia, baixo rendimento escolar, isolamento do convívio social e do contato humano e falta de paciência para resolver exercícios que necessitem de uma elaboração mental mais complexa.
Quando o jogo se torna um vício, ele pode se tornar obsessão e causar vários problemas em seus jogadores. Um efeito negativo é o cansaço físico e mental, devido à diminuição ou falta do sono noturno, interferindo na produtividade intelectual, dificuldades de memorização, atenção e aprendizado. Porém casos graves têm sido relatados de usuários que ficam horas a fio em frente ao computador esquecendo-se até de elementos essenciais em uma rotina de vida saudável, como no caso a seguir.
Durante horas de jogo, o jogador pode desenvolver problemas posturais, tais como cifose e escoliose, além de poder apresentar a cefaleia e indisposição física e mental. As repetições excessivas de movimentos de mãos e braços podem causar tendinite e LER (Lesões por Esforços Repetitivos).
Jogos violentos, ambientes hostis e predisposição podem estimular comportamentos agressivos em jogadores, levando-os a acreditar que tais comportamentos são comuns no convívio social. O jogador pode, inclusive, incorporar traços da personalidade de personagens.  Alguns jogos podem levar à confusão entre realidade e fantasia. Existem casos de crianças assumirem uma dupla personalidade, principalmente aquelas com carência afetiva.
Então só queria dizer que minha opinião é que os pais tem um papel muito importante no amadurecimento de seus filhos. Se uma pessoa cresce com uma mentalidade que não foi trabalhada não só jogos, mas livros, filmes, televisão, amigos, poderão influencia-lo a tomar decisões erradas, em âmbito social.

Nenhum comentário: